Meu aniversário de 32 anos foi em 2025, mas, de alguma forma, ele me levou de volta a 2002.
Eu tinha 9 anos e ainda era uma criança intocada pelas asperezas da vida. As nuvens no céu pareciam feitas de algodão, e a proteção do mundo cabia inteiramente aos meus pais e à minha tia. Nada podia me atingir.
Naquele ano, meus pais conseguiram organizar uma festa de aniversário em um buffet que, curiosamente, ainda hoje é cliente do nosso escritório contábil. O tema? Dragon Ball. Para mim, aquilo foi o auge da felicidade. Essa obra sempre teve um significado enorme na minha vida, tanto que me tornei colecionador de action figures por causa dela. Hoje, minha coleção já conta com centenas de peças.
O mais impressionante é que essa festa foi filmada na íntegra e gravada em um CD — um CD cuja existência eu desconhecia. No último sábado, 08/01, ao revirar fotos da infância para mostrar à minha namorada, acabamos encontrando essa relíquia esquecida pelo tempo.
Ao assisti-lo, vi o Igor do passado, aquele que não conhecia dores, que dormia tranquilamente e que sorria todos os dias sem as preocupações da vida adulta.
E então, no final da gravação, vieram os depoimentos dos meus pais.
Meu pai partiu em 2017, e sinto sua ausência todos os dias. Tornei-me contador para ser como ele, e durante muito tempo, tudo o que fiz foi buscando sua aprovação e admiração. Eu queria que ele tivesse orgulho de mim. Assistir aquele vídeo inédito foi um presente de aniversário que atravessou o tempo.
Uma cápsula do passado que permaneceu perdida por 23 anos, até encontrar o Igor do futuro — um homem que já não é mais aquela criança, mas que agora aguarda ansiosamente a chegada da sua primeira filha, a pequena e amada Emily.
No primeiro momento, chorei. As lágrimas vieram tão naturalmente quanto a respiração. Mas, logo depois, fui tomado por uma felicidade imensa ao ver, mais uma vez, o quanto meu pai me amava e tudo o que ele fazia por mim. Assim como minha mãe, que, graças a Deus, ainda está ao meu lado, acompanhando cada um dos meus passos.
Meu pai foi um homem extraordinário, admirado e amado por muitos. Ele sempre amou profundamente seus filhos, e esse amor, que transborda naquele vídeo, é o mesmo que minha pequena Emily receberá.
Ele é meu maior exemplo. Vive em mim, nas minhas memórias e no coração de todos que o amam.