domingo, 27 de setembro de 2009

Continuo o mesmo, só alguns pensamentos estão maduros

-

Não gosto de pensar, me deixa triste. Não consigo parar de pensar nos problemas que me perseguem a cada momento. Tristezas passadas escorregam nos meus dias atuais.
A verdade é que eu gostaria mesmo, é de ficar sozinho, sozinho mesmo. Não quero ouvir a voz de ninguém, não quero nenhuma pessoa falando comigo. Eu não sei muito bem como dizer isso, mas penso que as pessoas que estão ao meu lado, não são amigas de verdade. É inevitável isso, eu desconfio de todos. Penso que qualquer ser vivo me fará mal, talvez isso seja um mecanismo de defesa que minha mente acabou criando.

As pessoas mentem muito, ora para parecer legal, ora por pura maldade. Para te enganar e te causar algo ruim. Antigamente eu costumava ser uma pessoa muito simples e pura. Eu confiava demais nas pessoas, e sob essa bondade, as pessoas pisavam encima de mim. Ás vezes nós crescemos, e foi o que aconteceu comigo. Houve um momento que eu dei um basta em tudo. Mudei. Virei homem desconfiado, deixei de acreditar nos outros. Pode até ser ruim, mas acabei me tornando uma pessoa que só pensa em mim.

Voltando ao assunto dos pensamentos.
Quem pensa demais, sofre demais. Isso é fato. Eu por exemplo sofro demais, é inevitável isso. Não consigo reprimir alguns pensamentos que tenho, não consigo ignorar as coisas. É doloroso isso, porque eu sei que as coisas estão lá, não há como ignorar seus problemas. A vida não para, não tem descanso. Outra coisa que aprendi, é que ninguém irá parar para te ajudar, quando você estiver triste e destruído. Quando eu fiquei assim, ninguém me ajudou realmente. As pessoas apenas diziam as soluções básicas, aqueles caminhos simples. E para mim, o caminho simples é pior, pois não há aprendizado.

Durante nossa vida, vivemos a maioria do tempo triste. A tristeza gosta de acelerar seus medos e suas dores. São poucos os momentos em que nos sentimos realmente felizes. Outra vez, alguém me disse que a felicidade era instantânea, e se pararmos para pensar é a pura verdade. Sentimos-nos felizes nesse momento, e no outro dia tudo se dissipa. Sua felicidade some. Você lembra que alguém morreu, você lembra que sua namorada não está mais ali, seu celular não toca mais, sua conta de luz não está paga, seu aluguel está atrasado, enfim, são diversas situações que acabam sugando sua alegria e te lembrando que a vida ainda está lá.


Felicidade é utópica, um estado de espírito. Se algum dia alguém chegar lá, por favor! Diga-me a fórmula, pois a única que eu sei é a da felicidade instantânea. E todos nós sabemos que esse tipo de felicidade não ajuda ninguém.


Igor Gonçalves

2 comentários:

  1. Também já tive dessas crises, e sei o quanto é barra pesada. A única dica que posso te dar é que leia, leia bastante, quando a gente lê muito fica com preguiã de pensar. Quando puder, passa lá no Blog do Niltinho

    ResponderExcluir
  2. Ser desconfiado é uma coisa boa, ao meu ver.
    Serve de bloqueio pra não cair nas armadilhas que,eventualmente,
    podem te aparecer ao longo do tempo.

    Concebo felicidade como uma busca constante. Ninguém encontra
    a felicidade, tem sempre algo que falta para se ser feliz completamente.
    Acredito que,se algum dia, alguém encontrar a felicidade não
    terá mais porque viver, não fará mais sentido!

    Gostei muito da tua reflexão e do modo como a expões.
    Tô te seguindo.
    Volte no meu blog sempre que quiser...
    _____
    http://planetabandonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Viver é muito mais do que encontrar conceitos, belas frases. E nesse pequeno discurso cheio de erros de concordância e rimas toscas, tento dizer que o essencial não é visível aos seus olhos