quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Austeridade Imprópria

-




Na epígrafe da história
Sempre fui muito presente
Uns adoram meu jogo
Outros acham que sou insistente.

Roubei a bondade de muitos homens
Ajudei os humilhados
Criei a semente da dor
E plantei-a nos homens isolados.

Eu estava por perto quando todos morreram na neve
Incentivei o comandante a abrir fogo
Todos sofreram enquanto eu me gargalhava
E o pobre comandante, não sabia se ria ou se chorava.

Selei o destino de muita gente
Calei todos aqueles a favor da paz
Instruí a usar violência contra opositores
Criei ideologias e sistemas inovadores.

Estava ao lado do atirador
Quando vi seus olhos brilharem
Jacqueline gritou horrorizada
E de nada adiantou, era a morte premeditada.

Causei revoltas no mundo inteiro
Derrubei de navios a torres
Destruí países por completo
Viciei-me em semear horrores.

Orientei à repressão absoluta
E quando aquele estudante entrou em meu caminho
Levei-o para longe, num local onde estivéssemos sozinhos...
Pobre coitado, nunca mais apareceu.

Sequei regiões e empobreci solos
Muitos caíram no véu por inocência
Sou um personagem de negócios
e meu salário é o sofrimento que eu vejo.

Em todas as ruas, amantes fazem protestos.
Músicos renomados colocam sua voz para ecoar num lugar que eu insisto
Mas alguns acabam simplesmente sumindo
E transformando-se em mitos.


Todos os políticos são criminosos
E os homens de boa fé não passam de tolos
Meus comprimentos a todos os que estão amarrados
Por acreditarem que perderei a eterna luta contra o Bem.

Muitas vezes andei por esplanadas
Procurando rir de todas as bobagens ouvidas
Homens de terno que introduzem alegorias metafóricas
Propondo que o futuro depende de suas vidas.

Quem? Quem? Quem?

Ao lado de Jesus Cristo
Quando ele esteve perdido em sua dor mais moribunda
Pude notar que compunha um momento inescrito
Que foi inventado por almas de ganância profunda.

Então deixe me explicar
Não sou nem um homem, nem uma mulher.
E meu nome tem diferentes significados no mundo todo,
Embora meu objetivo seja em todos os lugares o mesmo.

Lavei minhas mãos
Abençoei aos simpatizantes
Ceguei meus comandados
Iniciei confrontos nunca vistos antes.

Quem? Quem? Quem?

Diga meu nome bem alto
Para todos ao que lhe cercam lhe ouvir
Diga meu nome mais alto!
Vamos! Certifique-se de que me conhece
De que está pronta para ingressar
Ao mundo das cortesias
E de métodos inimagináveis.

A divina comédia me retratou perfeitamente,
Oh! Dante! Meu amigo, parceiro...
Todos ficaram incrédulos com tanta atitude
Meramente apoiado por mim, ao alto de sua juventude.

O príncipe das Trevas?
Lúcifer?
Diabo?
Mal?
Hades?

Tantos nomes, tanta esperança.
Alguns acreditam num mundo melhor
Outros querem que eu vença
A resposta chegará em breve, tudo dependerá das atitudes dos homens...

Para finalizar, termino com a frase de Dante:
A alma de um poeta passa pelo Céu e pelo Inferno.


Igor Gonçalves


Um comentário:

Viver é muito mais do que encontrar conceitos, belas frases. E nesse pequeno discurso cheio de erros de concordância e rimas toscas, tento dizer que o essencial não é visível aos seus olhos